Blog

O município brasileiro com maior número de etnias indígenas é uma selva… de pedra

Já se perguntou quantas etnias indígenas vivem no Brasil? O Censo de 2022 identificou 391 etnias, povos e grupos indígenas em todo o país.

O dado vem acompanhado por uma surpresa: o município com maior variedade de povos originários em seu território.

São Paulo é a cidade que mais concentra etnias em todo o país. São 194 na maior cidade da América Latina, que é seguida por Manaus (AM), com 186, Rio de Janeiro (RJ), com 176 e Salvador (BA), onde vivem 142 povos indígenas.

No interior paulista, Campinas é a cidade fora das capitais com mais etnias no Brasil (96), enquanto entre os estados, São Paulo também lidera (271), na frente de Amazonas (259) e Bahia (233).

Por que há tantas etnias em São Paulo?

De acordo com os dados do IBGE, o povo Aimara é o mais populoso na cidade, com 1.935 pessoas, seguido pelos Guarani Mbya (1.492).

Além disso, 5.397 não declararam a qual povo pertencem e 2.706 não souberam responder.

Ainda segundo o Instituto, os resultados derivam de migrações, do processo de urbanização, além da autoafirmação e reemergência étnica – ou seja, quando indígenas voltam a se distinguir de outros grupos sociais.

Em entrevista ao portal G1, Jefferson Mariano, analista Socioeconômico do IBGE, aponta que a migração é um fator determinante para a presença de diversas etnias indígenas em São Paulo.

O especialista explica que se misturam as migrações de povos de outros países da América Latina, assim como migrantes internos. Como motivo para o fluxo, Mariano aponta a busca por oportunidades de estudo e trabalho.

Entre os dados divulgados pelo Instituto, diversas etnias, povos e grupos são representados por menos de 10 pessoas na capital paulista.

Por outro lado, também existem terras indígenas na cidade.

Terras indígenas na maior cidade da América Latina

A cidade de São Paulo tem um total de cinco territórios demarcados.

Quatro deles ficam na zona sul da capital. São elas as Terras Indígenas (TIs) de Tenondé-Porã, Krukutu, Rio Branco e Barragem. Juntas, elas somam 19.052 hectares e extrapolam os limites da capital, ocupando áreas de outros quatro municípios e vão até a Baixada Santista, no litoral do estado. A maioria dos residentes são da etnia guarani.

A menor terra indígena do Brasil

A outra TI situa-se no extremo oposto da cidade. Indígenas da etnia guarani vivem aos pés do Pico do Jaraguá, a parte mais alta da capital paulista.

A Veja São Paulo conta a história da TI Jaraguá, que já foi a menor de todo o país. Sua primeira delimitação ocorreu em 1987, sem estudos e resultou em uma área de 1,7 hectare.

Somente em 2015, o Ministério da Justiça e Segurança Pública emitiu uma declaração de posse para 532 hectares. Porém, a decisão foi anulada depois de dois anos.

O retorno ao status de menor TI do Brasil se deu por conta de uma sobreposição de 308 hectares sobre o Parque Estadual do Jaraguá.

Ainda de acordo com apuração da Veja São Paulo, o impasse se estendeu até maio deste ano, quando terminou a demarcação física dos 532 hectares.

Os próximos e últimos passos são a homologação do Presidente da República e o registro em cartório.

A comunidade também assinou um acordo com o governo do estado e a Fundação Florestal, que é responsável pelo parque. O documento formaliza uma gestão compartilhada do território, após o imbróglio vivido com a revogação de 2015.

The post O município brasileiro com maior número de etnias indígenas é uma selva… de pedra appeared first on Seu Dinheiro.

Francisco Gomes

Blog sobre finanças pessoais, investimentos, renda extra, ações, Tesouro Direto e FIIs. Escritor e investidor com foco em expansão internacional

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo